JORNAL DO

Jahu, maio de 2025
Reservamos esta página para os desenhistas de humor gráfico, por considerá-los artistas completos, uma vez que em cartuns, charges, caricaturas, tirinhas, e ilustrações expressam com poucos traços, humor e diálogos sucintos - criticas fortes da vida e da política com mais clareza e contundência do que muitos textos escritos.
O CARTUNISTA E GRAFITEIRO THIAGO LUCAS

O cartunista Thiago Lucas - que assina suas charges como Thiagão - nasceu em Recife, Pernambuco, em 1987. É historiador formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduado em História do Nordeste pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).
Thiago começou bem cedo a desenhar como quase todas as crianças fazem e não parou mais. Como ele mesmo conta: "A memória mais antiga que tenho é do meu pai desenhando um caubói. Foi a primeira imagem em que senti alguma coisa. Ele sempre fazia o mesmo personagem. Olhava ele fazendo e pensava: 'pô, mas o caubói precisa de um cavalo'. Assim eu mesmo fui desenhando depois. Apareceram então as histórias do personagem. O gosto dos quadrinhos veio daí"


Hoje, o caubói teria a companhia de famosos e anônimos, inventados ou rearranjados pelo traço de Thyagão, que além de desenhista e chargista é um excelente caricaturista e gosta de grafitar.
Há dez anos, começou a grafitar, "Meio que como uma forma de terapia. É a mesma coisa que faz no papel ou no tablet que utiliza para produzir charges, tirinhas e cartuns”.
Seu interesse por charges e caricaturas surgiu aos 14 anos de idade, quando começou a acompanhar os desenhos publicados nos jornais de Pernambuco, desde então, construiu um sonho e uma certeza para a sua vida: “ser chargista”.
Para ele: "interpretar o mundo por meio do humor gráfico é uma forma de resistência e engajamento diante de um mundo tão desigual e excludente."
A partir de então se especializou na área da representação imagética e desenvolveu alguns trabalhos profissionais, entre eles, no jornal Folha de Pernambuco durante o período de 2009 a 2015, atuando como chargista e ilustrador, e, atualmente, com a mesma função no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (PE).


A paixão pela arte de desenhar que começou em criança - quando desenhava com o pai em uma folha de papel - foi constante. A charge chegou um tempo depois, quando conheceu a revista de quadrinhos de humor Chiclete com Banana, de Angeli, produzida de forma bimestral e que circulou entre 1985 e 1990 e abordava o cotidiano de São Paulo em tempos de redemocratização.
Depois, descobriu os irmãos Caruso, Ique e toda a turma de cartunistas do Pasquim, jornal satírico e debochado que usava charges e matérias inusitadas para protestar contra a ditadura, e também Lila - que lhe seviram de inspiração para a publicação em jornais.
O sonho de ser chargista foi realizado em 2000, quando emplacou os primeiros desenhos no Diário do Nordeste. Antes, por dois anos, trabalhou no almoxarifado do jornal. Atualmente, além de chargista desse jornal, Thyagão desenvolve projetos para o Sistema Verdes Mares e espalha a ilustração do cantor cearense Belchior grafitando as ruas de Fortaleza. Em 2003 o cartunista do Diário do Nordeste, foi um dos selecionados do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Para ele, “charge é uma opinião desenhada, sempre vão existir os que gostam e os que não gostam” e, por isso, “é importante sempre estar atualizado e saber explorar cada assunto”. Seu traço crítico não poupa presidentes nacionais e internacionais e atualidades mundiais e situações do cotidiano dos brasileiros.



Thyagão tem noção do alcance do trabalho que realiza. Para ele, a charge é efêmera, causando reflexão momentânea para quem visualiza na data de publicação: "Por vivermos em uma sociedade imagética e com as redes sociais, acredito que a charge impacta muita gente todo dia. Uma coisa que acontece bastante, e me deixa muito feliz, é quando as charges do Diário do Nordeste são usadas em escolas para a discutir um determinado assunto. Ela já nasce com esse papel mesmo, de passageira. Ela gera uma reflexão rápida do que aconteceu naquele dia, naquela semana, até que cheguem novos acontecimentos".
Fontes: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/novo-chargista-do-diario-do-nordeste-transpoe-para-o-desenho-o-papel-de-comentarista-critico-1.2203633
https://revista.algomais.com/exposicao-de-charges-caricaturas-e-ilustracoes-na-aeso-barros-melo/

















Veja na galeria abaixo modelos da nossa Nova Coleção de Meia Estação: masculina, feminina e feminina em tamanhos grandes



