JORNAL DO

Jahu, janeiro de 2026
Reservamos esta página para os desenhistas de humor gráfico, por considerá-los artistas completos, uma vez que em cartuns, charges, caricaturas, tirinhas, e ilustrações expressam com poucos traços, humor e diálogos sucintos - criticas fortes da vida e da política com mais clareza e contundência do que muitos textos escritos.
O CARTUNISTA, COMPOSITOR E AUTOR ROTEIRISTA
CLÁUDIO SPRITZER

O músico, compositor, cartunista, jornalista e autor roteirista de Porto Alegre. Cláudio Spritzer, publica há mais de 20 anos o Jornal HIENAS - pequeno jornal, em formato tablete e com uma média de 20 páginas, que circula pela cidade, disponível em balcões de lojas, escritórios e consultórios. Seu conteúdo é formado exclusivamente por cartuns, cercados de anúncios por todos os lados, acima e abaixo. A leitura é irresistível.


Com Rosana, sua mulher
Cláudio Spritzer começou sua vida acadêmica em uma área imensamente distante da que hoje ele atua. Saindo do Ensino Médio, com 17 anos, ingressou na faculdade de Medicina, onde permaneceu por três anos. Depois de concluir que os hospitais não seriam seu melhor destino, mudou radicalmente para o Jornalismo, na UFRGS. Como já trabalhava desde os 21 anos, percorreu lentamente o curso.
Cláudio passou pela Medicina, pela Publicidade, pelo Jornalismo e até pela venda de mousses. Embora já estivesse na Comunicação, ainda usufruía dos tempos de estudante da saúde. À noite, junto com outro jovem, começou a dar palestras e vender livros de Biologia em escolas de Medicina. Passou depois a vender mousses e quando cansou dessa atividade teve a idéia de criar o Hienas.
Entre suas ocupações, estavam uma banda, com a qual se apresentava pelos bares da Capital, e uma pequena agência de publicidade, montada com um amigo. Foi essa agência que deu origem ao precursor do Hienas. Era o jornal Pombo Correio, que, além de trazer cartuns, falava de música. Para preencher ainda mais a sua agenda, fazia o programa de TV Companhia 2, na PUC.
Há quase duas décadas ele desenha cartuns incansavelmente. Apesar de todo o sucesso, o cartunista não se considera um bom desenhista. "Na verdade, meus cartuns funcionam, pois eles conseguem passar o que querem. Meu traço é supersimples

O sucesso do jornal levou o cartunista a ser contratado para integrar a equipe de escritores dos programas de humor do SBT, onde trabalhou como autor-roteirista entre 1999 e 2003. Escreveu quadros da Filomena, personagem de Gorete Milagres, do Golias, do Moacyr Franco, da Praça é Nossa, entre outros. Exerceu a mesma função na Rede Globo entre 2005 e 2012, fazendo parte do grupo de oito escritores da Turma do Didi. Escrevia quadros, semanalmente e os enviava, por e-mail, para a emissora. Escreveu o livro Minha aventura com Didi e explica: -
“Quem não gostava de "Os Trapalhões" era um sujeito muito mal humorado, isso sim! Didi, Dedé, Mussum e Zacarias divertiram o público brasileiro por mais de 30 anos. Após o término do programa, Renato Aragão seguiu a estrada gravando outros humorísticos. Eu tive a honra e o privilégio de ser um dos seus autores-roteiristas durante sete anos - de 2005 a 2012. Em 2008, depois de uma longa separação, Dedé Santana entrou para a turma. A dupla estava junta novamente, ou seja, 50% dos Trapalhões na ativa e eu escrevendo para eles! Uau! Neste livro eu publico 115 esquetes que produzi durante o período em que integrei a equipe de autores do Renato, na Tv Globo. A maioria deles foi ao ar - tive sorte de ser um dos roteiristas mais gravados - e me diverti muito relendo todos eles.”



Cláudio publicou também os livros:
ESTAMOS GRÁVIDOS - com cartuns sobre gravidez
OS CARTUNS DO SPRITZER - coletânea de cartuns
ELKE & BERTA, AS TIAS - pocket book com cartuns sobre duas tias judias idosas espertas, resmungonas e críticas por meio das quais o cartunista exerce sua verve bem humorada.
O DOMADOR DE HIENAS - livro contando a grande estória de um pequeno jornal (texto e cartuns)
E Já compôs e gravou mais músicas do que seremos capazes de ouvir.
fontes: https://www.coletiva.net/perfil/claudio-spritzer-o-talento-como-fonte-de-renda,174683.jhtml; https://www.artistasgauchos.com.br/portal/?id=2130










Composição de Léo Henkin e Claudio Spritzer

Veja na galeria abaixo modelos da nossa Nova Coleção masculina, feminina e feminina em tamanhos grandes




