top of page

   Reservamos  esta página para os desenhistas de humor gráfico, por considerá-los artistas completos, uma vez que em cartuns, charges, caricaturas, tirinhas, e ilustrações expressam com poucos traços, humor e diálogos  sucintos - criticas fortes da vida e da política com mais clareza e contundência do que muitos textos escritos.

     

 A ESCRITORA, QUADRINISTA, ROTEIRISTA E CINEASTA

MARJANE   SATRAPI

M18.jpg

      A quadrinista e escritora iraniana MARJANE SATRAPI nasceu na cidade de  Rasht, em 1969 em uma família moderna e aristocrática. Estudou no liceu francês de Teerã, onde passou a infância. Bisneta de um imperador do país teve uma educação que combinou a tradição da cultura persa com valores ocidentais e de esquerda.

     Educada desde nova em uma escola laica e bilíngue, Marjane conheceu uma grande diversidade cultural, mas com grande respeito à religião presente no seu dia-a-dia. Embora religiosos, seus pais eram extremamente politizados e contrários ao novo regime, passando por situações de risco pelo seu ideal político.

m verde.jpg
M-7.jpg

     Marjane cresceu em Teerã, mas  aos 14 anos, após a Revolução Iraniana de 1978/79, o estilo de vida ocidental de sua família chamou a atenção das autoridades iranianas e, em 1984, seus pais decidiram enviá-la à Áustria para estudar arte em Viena e para protegê-la do regime ditatorial em seu país.

    No Exílio ela não foi feliz. Levou uma vida nômade por um tempo e retornou a Teerã aos 19 anos onde estudou arte. Após um breve casamento, voltou para a Europa em 1993. Na França, frequentou a École Supérieure des Arts Décoratifs em Estrasburgo e desenvolveu seu interesse por quadrinhos através de David B., a quem conheceu no Atelier des Vosges. Formou-se em artes e, em meados da década de 1990, passou a residir  em Paris.

     .

    Pouco tempo depois, Marjane começou a trabalhar em sua aclamada graphic novel 'Persépolis'. A primeira parte desta história autobiográfica sobre as várias fases da Revolução Iraniana foi publicada pela L'Association em 2000, e mais três volumes foram lançados até 2003.

    Como autora e ilustradora, Marjane publicou os livros Persépolis 1 (2000) e Persépolis 2 (2001) na França; eles foram combinados comoPersépolis: A História de uma Infância,  quando traduzida para o inglês em 2003. Às vezes descrita como uma autobiografia em quadrinhos, Persépolis mescla o formato de uma graphic novel com uma autobiografia em prosa. Nela, a autora utiliza um estilo visual  que demonstra a influência do Expressionismo Alemão para contar a história de sua infância em Teerã

M16.jpg
m livrp-4.jpg

     Persépolis conta em quadrinhos sua juventude marcada pela revolução e pela guerra no Irã  e sua chegada à Europa. A saga autobiográfica vendeu vários milhões de cópias e foi traduzida para mais de cem idiomas.

    Persépolis é um livro  de ambiguidades, bem-humorado e ao mesmo tempo assombroso ao mostrar a perda de liberdades individuais imposta pelo regime islâmico no Irã. Cheio de felicidade, também é triste ao narrar a infância em um país em que muitas crianças se vêem forçadas a crescer.

     O traço da autora é simples e bem definido, transmitindo bem as emoções dos personagens representados. Ela é extremamente feliz na forma didática como representa a cultura de seu país, trazendo uma narrativa pessoal, mas sem deixar de apresentar com clareza conceitos diários com os quais grande parte das pessoas não está familiarizada. De maneira super direta, conhecemos um Irã em sua transição de pais moderno para governo ultraconservador. 

      O livro que é uma autobiografia em quadrinhos é também engraçado, irreverente e trata temas sérios, como a geopolítica do Oriente Médio, com muita leveza. Os quadrinhos, feitos com traços grossos e em preto e branco, são simplistas, mas impressionantes.

     O New York Times o classificou como o segundo melhor livro dos últimos trinta anos. Satrapi lançou a seguir dois outros quadrinhos ambientados no Irã: Bordados (Quadrinhos na Cia, 2010) e Frango Com Ameixas (Quadrinhos na Cia, 2008) vencedor do prêmio de Melhor Álbum no Festival de Angoulême em 2004).

M17.jpg
Veja  o traço expresivo  de Marjane, páginas e trailer de "Persépolis"
M-8.jpg
M10.jpg
M15.jpg
M12.jpg
veu.jpg
M-13.jpg
M20.jpg
M21.gif

   Durante o filme de Marjane, vemos a diferença de atuação do regime antes e depois da revolução de 1979. Anteriormente havia maior liberdade para discussões políticas e as mulheres eram, aparentemente, menos oprimidas: não eram obrigadas a utilizar o véu, sentiam-se à vontade para usar minissaias e debater o direito ao divórcio, por exemplo. É que na época os iranianos eram governados pelo monarca Xá Mohammad Reza Pahlevi, que tinha como projeto tornar o Irã um país capitalista moderno, seguindo o exemplo dos países europeus mais avançados, de modo a poder competir com eles.

M11.jpg

      No entanto nessa época as condições de trabalho para toda a população eram péssimas, a fome assolava uma massa de famintos, havia uma enorme crise, alta inflação, e o monarca era, também, bastante autoritário, chegando a criar a Savak, a polícia secreta iraniana, que atuava vigiando as pessoas e fechando locais onde civis se reuniam em organizações políticas. Tudo isso levou a família da Marjane a apoiar os protestos se juntando às amplas camadas da sociedade que lutavam pela revolução. O problema é que a revolução não tomou os rumos imaginados pela família da Marjane, todo o processo insurrecional acabou sendo desviado para um governo islâmico teocrático, sob comando do autoritário Aiatoná Ruhollah Khomeini.       São inegáveis as diferenças na forma de dominação sobre as mulheres após a revolução.

Fontes: https://www.companhiadasletras.com.br/colaborador/02065/marjane-satrapi?srsltid=AfmBOoqXVNKerO

https://www.lambiek.net/artists/s/satrapi_marjane.htm

https://deliriumnerd.com/2018/03/16/quadrinhos-persepolis-marjane/

https://www.esquerdadiario.com.br/A-atualidade-da-HQ-Persepolis-e-a-luta-das-mulheres-iranianas

https://www.buscape.com.br/livros/conteudo/persepolis-um-quadrinho-autobiografico-que-retrata-a-vida-no-ira

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-110204/trailer-18811008/

https://www.youtube.com/watch?v=X9eGEv8mCVk

dudu novo.jpg
clique a
PROTONS PRONTO.jpg
clique aqui

Veja na galeria abaixo modelos da nossa Nova Coleção   masculina, feminina e feminina em tamanhos grandes

bottom of page